terça-feira, 13 de outubro de 2015

Projeto: Educa + Ação

Olá amores!!  Hoje no Blog quero compartilhar com vocês a minha alegria deste projeto Educa + Ação, que foi desenvolvido na minha Escola EMEF Prof. Waldemar Saffiotti, com a parceria de dois grandes nomes da nossa cidade. Weber Fonseca, Artista e professor no SENAC: Lapa Scipião e o Artista Jôta Aracê, formado em Propaganda, mais conhecido na nossa cidade como o Artista do Grafite. 


Através de uma aluna nosso membro do Grêmio Estudantil, "Aline", chegamos a estas duas pessoas maravilhosas que abraçou a nossa causa. Bom desde que a rede municipal adotou o material do SESI, o livro dos 8º Anos tem um assunto relacionado ao Grafite, como sou professora de Arte, sempre tive vontade de envolver os alunos em uma aula prática, mas até então não tinha oportunidade, foi quando surgiu a parceria através da nossa aluna Aline e chegamos ao finalmente. A nossa escola tem passado por vários tipos de vandalismos e essa parceria veio em boa hora. O Weber e o Jota Aracê visitaram a nossa escoa e propuseram algumas ações. Doaram o seu precioso tempo para estarem conosco. Tivemos três ações desenvolvidas na escola.
1ª Ação:
Foi apresentado aos alunos dos 9ª anos, o artista da cidade Jôta Aracê, ele fez uma palestra com os alunos, mostrando a historia do Grafite, depois os alunos se dividiram em grupos e pensaram em uma palavra e depois os alunos teriam que representar esta palavra em um desenho.




2ª Ação:
Foi marcado um ACL (Aula de Cultura e Lazer) em um sábado, onde participaram também os alunos dos 8ª e 9ª anos e nesse dia eles realizaram uma oficina de "Lambe-Lambe", a atividade foi feita em uma sulfite e depois passada para o jornal, pintada, recortada e coladas nas portas das salas.
Enquanto isso... no Portal o Artista Weber Fonseca reuniu com os professores, coordenadoras e direção, para uma troca de ideias sobre a importância de um CORPO presente e disponível para a sala de aula, para o amor próprio e a potência que podemos alcançar contando histórias.

3ª Ação:
Marcamos uma tarde com o Jota Aracê para finalizar o projeto Educa + Ação com os alunos expressando suas ideias no muro da escola, um espaço que outrora fora palco de pichações e depredações. O Jota Aracê juntamente com os seus amigos Lívia e Caíque ajudaram os alunos a se expressarem com seus desenhos.




Mãos nas Tintas
 O resultado foi maravilhoso e com certeza trouxe pra muitos alunos a sua identidade e a sua  realidade. 



Resultados dos Alunos fazendo Arte.

Sem palavras para agradecer ao Weber Fonseca e ao Jota Aracê que despuseram do seu valioso tempo para fazer a alegria de nós da Família Waldemar Saffiotti. Um grande beijo.

Beijos, Beijos!!

2 comentários:

  1. Nós também agradecemos a oportunidade. Fazemos isso em nome da educação, dos alunos, da arte, dos trabalho dos professores, enfim... um trabalho conjunto desta rede que se forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Weber, pessoa como você não existe, muito amor naquilo que faz, por isso desejo à você Sucesso cada dia mais, e que este trabalho conjunto, nunca falte nos caminhos por onde trilhares.bjs.

      Excluir