quarta-feira, 13 de maio de 2020

Semear e Cultivar: Por Uma Vida Mais Leve


Olá Amores!


Como vocês estão? Estou muito feliz, pois a partir de hoje teremos a  aqui no Blog a parceria  da Coaching Hojana Pavani, mas já quero apresentar à vocês. Ela tem experiência de mais de 15 anos no mercado de trabalho, atuando com desenvolvimento pessoal e profissional. Construiu a sua vida profissional nas áreas de publicidade e propaganda e gestão de pessoas. Apaixonada pela vida e observadora nata das situações mais simples e prazerosas do mundo,  descobriu no coaching uma filosofia de vida, uma maneira menos complexa de se viver e não apenas sobreviver. Durante alguns anos utilizou o coaching para o seu autodesenvolvimento e transformação pessoal, gerando resultados incríveis e alto nível de satisfação.  Agora chegou o momento de compartilhar essas experiências e vivências com vocês. Por meio do Coaching ela ajuda as pessoas de todas as idades a enxergar o seu verdadeiro leque de possibilidades para ter uma vida mais leve, norteando-as na tomada de decisão e na definição de um plano de desenvolvimento pessoal e profissional obtendo maior sucesso e realização em sua trajetória de vida. 




O que fazer em qualquer momento da sua vida ...     

 “Semear e Cultivar: Por uma vida mais leve!”





O Semear e Cultivar desta semana está em festa. Hoje nasce uma parceria. Há alguns dias tive a felicidade de receber um convite, muito especial da Edna Lins. Ela me convidou para publicar alguns temas do Semear e Cultivar no blog dela. Escrever, para mim é uma paixão, algo que me encanta a cada palavra. Ou seja, é óbvio que aceitei o desafio. Como as energias conspiram com nossos pensamentos, para ajudar ainda mais, o tema desta edição já estava previsto para ser: “Como dar o primeiro passo para meu desenvolvimento pessoal”. Até o tema veio ao encontro do convite.

Caro(a) leitor(a) convido você a participar desta festa comigo e fazermos um brinde juntos. Aguarde! Em breve, você receberá o convite para nossa comemoração.

Na edição 09 ano 2020 de “Semear eCultivar: Por uma vida mais leve!”, teremos sementes de “desenvolvimento”. Caso faça sentido para você, semeie-as sem moderação. Semeie-as com amor.


sementes “desenvolvimento

 



Recentemente fiz uma pesquisa nas minhas redes sociais, relacionada a mudança e desenvolvimento pessoal. O resultado foi o seguinte: 70% responderam que gosta de mudança e procura se desenvolver sempre. Um bom resultado por sinal, o que muda esse cenário “tão positivo” é a resposta seguinte. Desses 70%, temos 29% “Gosta de mudança, mas é acomodado”; 25% “Já tentou mudar várias vezes e não teve sucesso”; 12% “Deseja mudar, mas não sabe por onde começar” e 4% deixaram respostas mais abertas.

Incrivelmente, tem uma parcela das pessoas querendo mudar, porém falta algo para que de fato mude.

Esta edição está aqui para lhe ajudar.

Primeiro não existe varinha mágica e nem mudanças repentinas e abruptas. Segundo, precisa ter planejamento. “Como assim, planejamento para mudança, para meu desenvolvimento pessoal?”

Sim, igual a mudança de uma casa, por exemplo. Vou transcrever a partir desse exemplo e você faz a analogia para sua vida pessoal.

Para você mudar de casa, existem várias etapas até a concretização da mudança.  Nesta edição vou apresentar duas etapas.




 
Etapa 01:  

Primeiro você precisará ter um motivo para mudar da casa atual: valor alto do aluguel; a casa ficou pequena, pois aumentou a família ou grande demais, pois alguns filhos já se casaram; a localização não está mais lhe agradando; enfim, os motivos são vários e só você poderá saber.

Normalmente você já tem esses motivos, porém é mais fácil procrastinar a mudar de fato. Isso acontece porque nosso cérebro tende a fugir de decisões que podemos adiar. Qualquer decisão que requer um pouco mais de esforço mental, de sair do aconchego atual nosso cérebro procura adiar e ir ao encontro de decisões mais prazerosas.

Afinal dá trabalho procurar casa. Encontrar a casa que realmente irá nos agradar, isso leva tempo e precisamos estar dispostos a esse investimento.

Por isso que esta etapa é de suma importância para o início de uma jornada de sucesso. Quando temos os motivos bem esclarecidos, com os prós e contras de cada situação: mudar e não mudar, torna-se mais fácil ir par a etapa 02, pois aqui você já começou a organizar suas ideias e a montar seu planejamento de mudança.



Etapa 02:

Segundo, escolher os critérios: na etapa anterior você elencou alguns motivos. Agora é o momento escolher quais são os critérios que terão mais poder em sua decisão.

Por exemplo, um dos motivos da minha mudança é que a casa está pequena e a localização não está mais me agradando.

Alguns critérios que você terá no momento da escolha são: uma casa maior em uma localização que me agrada.

Porém a vida é cheia de surpresas e, podemos encontrar uma casa dos nossos sonhos, que atende ao critério de tamanho e não atende ao critério de localização. E, agora? Você mantém os dois critérios ou abra mão de um deles?

Nesse momento é fundamental ter os motivos bem claros para auxiliar você nessa decisão.




Para toda e qualquer mudança, o planejamento e a determinação são itens imprescindíveis e farão toda a diferença durante o caminho a ser percorrido. Este é o primeiro passo: você tem motivos para mudar, então mude. Você tem critérios para lhe auxiliar na mudança, então use-os



Vem comigo e nas próximas edições vamos juntos continuar essa mudança. Até lá tem muita caixinha para colocar em ordem e planejar seu primeiro passo.

Cordialmente,
Desenvolvimento Pessoal


 Beijo! Beijo! E até quarta-feira!

Um comentário: