sexta-feira, 12 de junho de 2020

Diálogo: este desafio tem solução!

Olá Amores!

Como vocês estão? Por aqui graças à Deus tudo bem! Vamos dialogar um pouco? A psicóloga Aline Brito, nos trás essa reflexão de como lidarmos com os nossos pequenos. 

Imagem do site:






Escute e compreenda profundamente os sentimentos e pensamentos do seu filho (a). Quem sabe seja a primeira vez que vocês sentirão a vontade para compartilhar intimidades e gerar confiança!

Será que estamos dialogando de forma correta com nossos pequenos visando à resolução de problemas e conflitos?

Para um bom diálogo é importante duas observações: escolha do momento correto e o objetivo claro!
Ah moça, como assim?

Exemplificando, seu filho se recusa a ir tomar banho e vocês precisam sair, experimente conversar com ele! Emoções surgindo por toda parte! Choro, a pressa, o estresse. Neste momento o que você faz: negocia? Impõe a força? Tenta distraí-lo? Castigá-lo? Ignorá-lo? E sobre o diálogo, do que você irá falar, da importância do banho? Que vocês precisam ir logo porque irão sair? O porquê ele não obedece à mamãe?

Converse com seu filho (a) em um ambiente calmo e um momento adequado. Onde ambos estejam tranqüilos, “desarmados”, mesmo que demore alguns dias. Evite dialogar num momento de crise, pois as emoções estarão a flor da pele e isso não irá gerar bons resultados.  Seja o mais sincera, e respeitosa: “filho percebi que todo dia discutimos na hora do banho, como podemos resolver isso. Vamos conversar?”.

Defina um objetivo específico para que a conversa possa fluir de forma produtiva, afinal falar tudo ao mesmo tempo não nos levará a resultado nenhum certo? Não tenha receio de fracionar os assuntos. Escolha o que é prioridade para que você possa abordar inicialmente. Pense o que você quer conseguir, qual mudança de comportamento é necessária.

Somos mães e responsáveis por essas jóias, e temos super poderes, principalmente o de prever certas situações! Então vamos usar isso a nosso favor! Conversem sobre o que ocorreu e como poderão evitá-lo futuramente!

Encoraje o a falar o que sente e o que pensa, sem julgá-los. E fale sobre seus sentimentos também, tenho certeza que vocês crescerão juntos!
E lembre-se, faça da prática um exercício!


E aí vamos exercitar o diálogo? Nada melhor como conversar! Um Grande beijo e até sexta que vem!









Beijo! Beijos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário