sexta-feira, 17 de julho de 2020

Criar uma rotina é possível?



Olá Amores!

Hoje a estudante de Psicologia Aline Brito, estará falando sobre um assunto muito pertinente que estamos enfrentando nos dias de hoje: Rotina.



Será que a rotina é importante para o desenvolvimento da criança? E qual sua relevância no contexto familiar? E em tempos de pandemia nem se fala! Aqui em casa é o que tem salvado e deixado os dias mais tranquilos. Vamos lá compreender um pouco mais?

Talvez mais do que qualquer outro motivo, as rotinas proporcionam uma sensação de certeza e segurança para as crianças. Isso é importante em todas as idades, mas principalmente na primeira infância. Outros motivos pelo qual a rotina é importante para a criança:

·      As rotinas podem ajudar as crianças a se acostumarem a ter tarefas domésticas, desenvolvendo o senso de responsabilidade.

·      As rotinas podem estabelecer hábitos importantes, como escovar os dentes e cabelos, auxilia na autonomia e auto cuidado.

·      As rotinas podem fortalecer os relacionamentos, concentrando-se no tempo juntos.

Podemos descobrir que certas rotinas são quase universais, como a rotina matinal e hora de dormir. Outros podem se adequar a circunstâncias ou estágios específicos da vida, como a rotina matinal de domingo de sua família ou a pré-escola.

Para famílias com crianças pequenas e pré-escolares, as seguintes rotinas podem ser úteis:

·      Preparações e rotinas matinais estruturadas

·      Rotinas estruturadas para as refeições

·      Rotinas estruturadas para dormir

·      Rotinas estruturadas de higiene

·      Datas de brincadeiras estruturadas (se seu filho souber que toda quinta-feira após alguma aula específica ele brincará com a mamãe ou o papai, a quinta-feira de manhã pode ser positiva!)

A rotina das crianças não precisa ser chatas lembre se disto! Elas podem resultar em algo bom e divertido também, focando em criar rotinas interessantes e estruturadas em torno de coisas como:

·      Sábado de manhã em família

·      Sexta à noite esportes ou filme à noite

·      Noite da pizza da promoção!

A principio para acostumá-la com a ideia é interessante colocar em uma quadro ou até uma cartolina em um local visível e de fácil acesso e ainda chamá-lo para participar da elaboração dessa rotina de maneira leve e divertida.

As rotinas podem ser úteis para estabelecer limites e diretrizes para crianças, ensinar bons hábitos e melhorar a eficiência. Além disso, eles podem ajudar nossos filhos a se sentirem mais confortáveis ​​e seguros ao saber que há certeza e previsibilidade em suas vidas. Embora possa ser bom, às vezes, apenas seguir o fluxo, uma rotina estruturada para momentos ocupados, estressantes ou importantes e até divertidos pode tornar a vida em família mais suave e eficaz.

 

Cuidem se e até a próxima semana! Um grande beijo!






Beijo! Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário