sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Um Modo Diferente de Ensinar Segurança

 


Olá Amores!


Como vocês estão? Hoje a psicóloga Aline Brito continua a falar conosco sobre a Educação Sexual, um tema que sempre foi  tão importante, mas quase não abordávamos por aqui. Então vamos lá. 



 


Vamos continuar falando um pouquinho sobre Educação Sexual pois sabemos a importância disso em tempos atuais não é mesmo! Nós enquanto pais/ mães e responsáveis ensinamos nossos pequenos diversas formas de manterem se seguros e reforço a importância de instrui los sobre a segurança do corpo deles. Vamos lá:

Fale cedo sobre partes do corpo – nomeie as partes do corpo e fale sobre elas, respeitando a idade de cada um. Já ouvi crianças pequenas chamando sua vagina de “ bumbum”! Sentir se a vontade para falar essas palavras e saber o que significam podem auxiliar a criança a expressar com clareza se algo inapropriado acontecer.

Ensine-lhes que algumas partes do corpo são privadas - Diga a seu filho que suas partes íntimas são chamadas de privadas porque não são para que todos vejam. Explique que a mamãe e o papai podem vê-los nus, mas as pessoas fora de casa só devem vê-los vestidos. Explique como o médico pode vê-los sem roupas porque a mamãe e o papai estão com eles e o médico está examinando seu corpo.

Ensine a seu filho os limites do corpo - Diga a seu filho com naturalidade que ninguém deve tocar em suas partes íntimas e que ninguém deve pedir que toquem nas partes íntimas de outra pessoa. Os pais muitas vezes esquecem a segunda parte desta frase. O abuso sexual geralmente começa com o abusador pedindo à criança que toque nele ou em outra pessoa.

Ensine seu filho a sair de situações assustadoras ou desconfortáveis  - Algumas crianças se sentem desconfortáveis ​ em dizer “não” às pessoas - especialmente os mais velhos ou adultos. Diga-lhes que não há problema em dizer a um adulto que eles precisam ir embora, se algo parecido com errado estiver acontecendo, e ajude a dar-lhes palavras para sair de situações desconfortáveis. Diga a seu filho que se alguém quiser ver ou tocar em partes íntimas, pode dizer que precisa sair para ir ao banheiro.

Diga a seus filhos que eles nunca terão problemas se lhe contarem um segredo corporal - As crianças costumam me dizer que não disseram nada porque pensaram que também teriam problemas. Esse medo é frequentemente usado pelo abusador. Diga ao seu filho que, não importa o que aconteça, quando ele lhe disser algo sobre segurança corporal ou segredos do corpo, NUNCA terá problemas. Diga a seu filho que essas regras se aplicam até mesmo com pessoas que ele conhece e até mesmo com outra criança.

Leia sobre o assunto, pesquise, familiarize-se sobre o tema, pois assim você sentirá segurança para conversar com sua criança!

 

Se você desejar saber mais sobre este ou outro assunto ou ainda estiver com dúvidas, lembre se que eu te espero com carinho !  Beijos!

@psi_aline_brito






Beijos! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário