sexta-feira, 11 de setembro de 2020

A importância da Inteligência Emocional – Parte 2

Olá Amores! 


Como vocês estão? Hoje a Psicóloga Aline Brito, nos trás a segunda parte desse assunto maravilhoso "A Importância da Inteligência Emocional - Parte 2. Vale a pena conferir .



  A importância da Inteligência  Emocional – Parte 2

 

Vamos dar continuidade ao assunto da semana passada sobre Inteligência Emocional? Como está se sentindo hoje! Já consegue se reconhecer e se perceber?

4 - RECONHECER CORRETAMENTE AS EMOÇÕES - Outro passo importante para uma relação equilibrada é ensinar nossos filhos a reconhecer corretamente suas emoções pode ajudar muito na escolha de suas respostas .Isso pode envolver ajudá-los a desenvolver seu vocabulário para ajudá-los a expressar o que estão sentindo e a administrar suas emoções com eficácia. Caso contrário, pode haver um desenvolvimento de estreiteza de pensamento, percepções limitadas, comportamento reacionário e recuo diante de oportunidades.

5 – INSPIRE - Seu comportamento e atitude pode impactar positiva ou negativamente as emoções de seu filho e seu desempenho no aprendizado. Como pais, é útil quando falamos e agimos conscientemente de forma a elevar o nível de positividade da criança, pois aumenta sua inteligência, criatividade e energia.

Os efeitos de ensinar / treinar crianças em inteligência emocional têm muitos efeitos positivos. Cria uma resolução de problemas mais racional e criativa, ajuda-os a estar mais abertos a novas ideias, mais dispostos a realizar tarefas difíceis e a desenvolver novas soluções que são competências para toda a vida que podem ajudar muito na aprendizagem e depois no local de trabalho.

Passe um tempo com seu filho / filhos e amigos / família - para criar uma atmosfera de pertencimento, aceitação, encorajamento, gentileza e alegria! Iniciadores de conversas importantes como: “Como vai você?”, "O que você tem feito?", "O que tem acontecido?", "Como você se sente sobre ..?" pode ser encadeado e centrado em atividades descontraídas e divertidas adequadas à idade. Não em uma mesa esterilizada, disparando perguntas como uma entrevista formal.

E QUAL O BENEFÍCIO ?

Dar aos nossos filhos / amigos / família o conhecimento de que são aceites e o que têm a dizer e como se sentem é importante e, por sua vez, construir relacionamentos sólidos e duradouros, construindo empatia e bondade e, assim, capacitando-os a reconhecer as suas emoções e as dos outros e, por sua vez, ajudando-os a ter sucesso.

É claro que o tópico vai muito mais fundo do que este pequeno texto- então eu realmente o encorajo a investir seu tempo embarcando em estudos adicionais para promover a inteligência emocional em sua família hoje.

Deixo uma dica de filme para vocês curtirem – Divertida Mente – Pixar – 2015.

 

Boa semana e até a próxima!

Aline Brito - @psialinebrito




Beijos! Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário