,

A saúde mental da família durante a pandemia

10:21:00

 


Olá Amores!


Como anda a saúde mental da sua família? Confesso que estamos por um fio, precisando de um descanso urgentemente. Como a gente pode superar isso? Hoje a Psicóloga Aline Brito, nos fala sobre isso e como podemos superar isso. Venham conferir as dicas.





   A saúde mental da família durante a pandemia

 

A pandemia de Covid criou muitas dificuldades para as famílias em especial aquelas que trabalham. O que é pior é que quanto mais dificuldades as famílias passam, pior é a saúde mental dos pais e das crianças como humores mais negativos, qualidade de sono afetada e comportamento não cooperativo das crianças. O que vemos é que conforme as adversidades vão se acumulando, o peso combinado com outros resultam em sofrimento para as famílias. As diversas dificuldades causadas pela pandemia – empregos perdidos, perda de creche e educação, doença, estão levando as famílias ao pico de sofrimento mental tanto dos pais como de seus filhos.

A ABENEPI – Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, sugere que no período em que estiverem em casa, os pais criem rotinas e mantenha essa rotina diária. No concernente a alimentação, tarefas de escola, alimentação, descanso e lazer, objetivando convívio familiar e reforço das habilidades cognitivas tais como:

Jogos: estimulam a interação familiar e o a atenção, memória, funções executivas, afetividade, emoção e percepção. Há muitas opções de jogos no mercado para todas as idades e além da importância de resgatar os jogos tradicionais, não só os videogames.

Brincadeiras com materiais diversos: Massinhas, desenhos, pinturas de diversas formas são outra forma de trabalhar a criatividade das crianças. Além de trabalhar a textura e a criação de jogos diversos além da exploração de diversos materiais.

Leitura: aqui em casa ela faz parte da rotina de antes de dormir para ajudar a relaxar também. Pontuar que esta deve respeitar o nível e a etapa de cada criança e ainda a participação ativa da criança na escolha do livro.

Cozinhar juntos: esta atividade além de prazerosa e deixar boas memórias, auxiliam as crianças a auxiliar os pais além da leitura e conceitos matemáticos.

Filmes em geral: aqui em casa é o preferido por todos, porém monitoro a classificação dos filmes, o conteúdo e o tempo na frente da TV.

Atividades ao ar livre: como correr, andar de bicicleta, jogar bola até mesmo uma caminhada auxiliam na coordenação motora das crianças.

Interação social: Crianças e adolescentes estão acostumadas a viver em um ambiente social por isso é importante estimulá-los a atividades de interação com os amigos mesmo que a distância.

Estas atividades auxiliarão na rotina da família e no alivio de energia que as crianças precisam liberar, ressaltando que o sistema cognitivo e emocional das crianças e adolescentes não estão desenvolvidos completamente, por isso cabe ao adulto conduzir este processo da melhor maneira possível, cuidando também de suas emoções, sentimentos e para que haja um manejo no contexto familiar em tempos de isolamento. Conflitos surgirão, porém paciência e clareza de pensamento são fundamentais e se ainda estiver difícil, procure ajuda profissional da saúde e  da educação, você não está só.

Te espero com carinho! Aline Brito   @psialinebrito Um grande beijo!

 




Beijo! Beijo!



You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE NEWSLETTER

Get an email of every new post! We'll never share your address.