sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Por que algumas crianças lutam com problemas de comportamento?

 Olá Amores!

Hoje a nossa Psicóloga Aline Brito, nos trás um assunto muito importante que é sobre comportamento das crianças, e como ela também é mãe, nada como experiência própria para compartilhar conosco.





Olá amores!! Tenho um filho de 5 anos e ele sempre teve um bom comportamento apesar da personalidade forte; questionava certos pedidos mas nada que nos fizesse perder o controle. Mas ultimamente tem tido dificuldades de seguir regras, está extremamente teimoso e choroso por qualquer motivo além de ter explosões de raiva. Como toda essa fase era nova pra mim, cheguei a ponto de questionar meu modo de maternar e resolvi ler e pesquisar sobre o assunto.

Quando as crianças têm explosões emocionais frequentes, pode ser um sinal de que ainda não desenvolveram as habilidades de que precisam para lidar com sentimentos como frustração, ansiedade e raiva. Lidar com grandes emoções de uma forma saudável e madura requer uma variedade de habilidades, incluindo:

Controle de impulso

Auto-regulação emocional

Solução de problemas

Atrasando gratificação

Negociando

Comunicar desejos e necessidades aos adultos

Saber o que é apropriado ou esperado em uma determinada situação

Outras crianças parecem ter mais dificuldade com limites e seguir regras. Eles podem ser desafiadores, ignorar as instruções ou tentar se safar de coisas que não são opcionais. Você pode notar padrões de comportamento que parecem surgir em determinados momentos do dia (como a hora de dormir) durante certas tarefas (como durante o dever de casa) ou com certas pessoas. Você também pode notar que seu filho age especialmente quando está em casa, mas não quando está na escola, ou vice-versa.

Acessos de raiva e outros tipos de atuação costumam ser uma parte normal e até saudável da infância. Eles são um sinal de que a criança está se tornando mais independente - indicações de que a criança está testando limites, desenvolvendo habilidades e opiniões e explorando o mundo ao seu redor.

Mas quando uma criança está agindo muito, isso pode prejudicar o relacionamento familiar, criando frustrações e ressentimentos regulares que não são saudáveis na família. Quer seu filho esteja nos estágios iniciais de aprendizagem sobre autorregulação e limites, ou se sua família tem tido dificuldades e você está procurando ajuda, acredito que essas semanas irá auxiliar  em saber  sobre como as crianças aprendem a controlar seu comportamento, o que os pais podem fazer para ajudar no processo e como obter mais suporte, se necessário. Então estarei por algumas semanas partilhando estes conhecimentos com vocês! Vamos juntos nesta jornada?

 

Te espero com carinho!

@psi_aline_brito

 






Beijo! Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário