sexta-feira, 19 de junho de 2020

Independência, um passo por vez


Olá Amores!

Hoje a psicóloga  Aline Brito, vai nos falar sobre independência, você parou pra pensar em como os nossos filhos(as), estão cada vez mais independentes? Mas como deixá-los adquirir? 


Por mais difícil que seja nossos adolescentes crescerão, sim amores, eles voarão, e para o bem estar e saúde de nossas relações é necessário que honremos esse crescente voo de independência. Quanto mais o segurarmos, mais eles irão se rebelar. Se monitorarmos a segurança deles, guiando os para uma independência saudável, eles nos apreciarão.  Então que tal apoiarmos esses adolescentes a ganharem confiança para poderem voar sozinhos?

Seu filho ( a ) acha que pode ganhar certo tipo de privilégio por atingir certa idade? Ou ainda, porque os amiguinhos podem!

Que tal concentrarmos em prepará- los para a independência e transformar potenciais fontes de conflitos em oportunidades para que seu filho domine novas habilidades e demonstre responsabilidade.

A adolescência é naturalmente cheia de oportunidades para tentativa e erro e, finalmente, sucesso. Seu desafio é garantir que seu adolescente aprenda com os erros do dia-a-dia, em vez de vê-los como catástrofes. Ao mesmo tempo, você precisa estar vigilante para ajudar seu filho a evitar os erros que podem causar danos irreparáveis. Tão importante quanto isso, você quer garantir que seu filho não perca as muitas possibilidades de crescimento que estão surgindo.

A resposta para quando seu filho estiver pronto para enfrentar um novo desafio é reconhecer quando existem peças suficientes para aumentar as chances de sucesso. Uma solicitação do seu filho de 14 anos para passar a tarde no shopping não depende de responder imediatamente "Ela tem idade suficiente?"  se você a ensinou, em parte através do seu exemplo, sobre gastar com sabedoria e tratar os funcionários com respeito. O dia em que o adolescente começar a dirigir não será tão estressante se você modelou comportamentos de direção seguros e deixou claro que irá monitorar o progresso do adolescente mesmo depois que ele receber sua licença.

É importante usar uma abordagem passo a passo para permitir que seu filho demonstre que está pronto para assumir mais responsabilidades. Uma estratégia passo a passo cuidadosa ajudará você e seu filho a ganhar confiança e permitirá que você dê um pouco de corda de cada vez e aperte novamente, conforme necessário.

E aí vocês gostaram das dicas?  Sexta feira que vem teremos mais. Um grande beijo!





Beijo! Beijo! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário