sexta-feira, 26 de junho de 2020

Otimismo Pode Ser Aprendido?



Olá Amores!

Como vocês estão? Vamos falar de otimismo? Numa era em que estamos vivenciando você sabia que o otimismo pode ser aprendido? Sim então vamos com a nossa conversa com futura psicologa Aline Brito

Otimismo por quê é importante ensiná-lo aos nossos filhos?

imagem da internet


Otimismo significa disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar sempre uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis, e é importante ensinar essa habilidade visando melhorias de bem estar no presente, como forma preventiva de alguns transtornos mentais no futuro. Para isso vamos falar inicialmente sobre duas formas de pensar essenciais para uma melhor compreensão que é o desamparo aprendido e o estilo explicativo. O desamparo aprendido está relacionado com a reação de desistir decorrente da crença de que nada do que se faça tem importância. Já o modo explicativo, é o modo como o indivíduo explica para si mesmo o porquê de as coisas acontecerem, e é este último que auxiliará o estilo otimista de pensar ( SELIGMAN, 2019). Ok moça, mas e daí? É o estilo explicativo otimista que vai desarmar o estilo de pensar pessimista. Sim, é esse diálogo com você mesmo, a forma como você explica os acontecimentos para si, que irá desarmar a energia que você gasta com acontecimentos de adversidade que acontecem no dia dia.

Então que tal estimularmos desde já nossos pequenos estimulando pontos fortes que enxergamos neles? Outra forma é falar com eles sobre sentimentos e emoções dando nome a eles, assim a criança já se familiariza com ele. Ah! E é importante que você explique que estes sentimentos e emoções são passageiros tá! Outro ponto importante, é que precisamos tomar cuidado com o uso das palavras “ sempre” e “ nunca”. Você já parou para pensar no peso que estas palavras carregam? E lembre se sobre o que temos refletido nos outros posts: a criança desenvolve seus padrões de crenças, comportamentos, hábitos baseados no que aprendem em suas famílias e escola. Diante disto, como você lida com situações difíceis? Qual a sua linguagem que você usa frente as situações não tão favoráveis e como você tem demonstrado suas emoções?
Até a próxima semana amores!  Um grande beijo!




Beijos! Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário