sexta-feira, 5 de junho de 2020

Respeito e as Diferenças


Olá Amores!

Como vocês estão? Tudo bem? Hoje a psicóloga Aline Brito, vai abordar um assunto muito importante na nossa vida e que é muito pertinente nos dias de hoje. 


Imagem da Internet


Respeito e as diferenças

“Se quisermos modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar. Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno!” Ayrton Senna

Respeito. Como você entende essa palavrinha, e os seus filhos, como eles entendem este conceito?
Sabemos que é um sentimento que leva alguém a tratar o outro com grande atenção e consideração. Pode ser aquele respeito que se refere à obediência as leis por exemplo. Respeito com as mulheres, ou as pessoas idosas.  Pode ser um jeito de tratar um assunto, ponto de vista. Respeito com aquele amiguinho da escola.
É preciso conversar isso dentro de casa, respeitar as diferenças, outras raças, questões sociais, culturas, respeitar a casa dos outros, os brinquedos do outro, a opinião dos outros.
Que tal ensina los a lidar com as diferenças da melhor forma: usando o lúdico e o diálogo! Apresento a gincana do tapete e o desenho mais lindo do mundo. Vamos lá?

Gincana do tapete chama a família, amigos, subam no tapete e o desafio é desvirar o tapete sem que ninguém saia de cima. Como serão as idéias que cada um vai dará para desvirar o tapete? Essa brincadeira visa trabalhar a colaboração e idéias diferentes, e o quanto juntos podemos ser mais fortes.

Desenho mais lindo do mundo, peça para ele desenhar  algo que ele gosta em uma folha  sendo que em um desenho você disponibilizará materiais diferentes e coloridos, como canetinha, giz, lápis de cor. Em outra folha, você disponibilizara  um tipo de cor, como  3 lápis de cor azul, 3 giz de cera azuis, 3 lápis de cor azuis e peça para ele fazer o mesmo desenho caprichando bastante, lembre se que ambos serão o desenho mais maravilhoso do mundo. Depois compare qual será o mais maravilhoso? Será que o mais maravilhoso foi o que usou cores diferentes? A diferença é melhor que toda cor igual. Conversem sobre isso. 
           
Lembra que na semana anterior falamos sobre como as crianças nos copiam, pois bem, de que maneira você tem demonstrado respeito em sua casa, com o espaço do outro, com a opinião dos outros, e tantas coisas que falamos aqui? 
Dentro de casa, meu bem estar, depende do bem estar do outro, harmonia! De que forma pode se melhorar esse bem estar?  Como podemos fazer deste mundo, um mundo melhor! Que tal começar em casa.

E aí vocês gostaram? Semana que vem tem mais com a Psicóloga Aline Brito, não percam e podem fazer perguntas que ela vai responder . Um grande beijo!





Beijo! Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário