sexta-feira, 24 de julho de 2020

Cuidando da saúde mental infantil



Olá Amores!


Como vocês estão? Hoje a estudante de psicologia Aline Brito nos trás um assunto  muito importante que  é sobre saúde mental infantil. Na atual conjuntura do momento que estamos passando cuidar da saúde mental principalmente das nossas crianças é de fundamental importância.


 

A pandemia ainda não acabou, mas estudos observaram alguns comportamentos nas crianças equiparados a traumas e afetando a saúde mental dos nossos pequenos. Enquanto responsáveis precisamos estar atentos a essas possíveis consequências. Mediante isso e visando um olhar preventivo vamos falar de uma prática que pode auxiliá-los neste isolamento, lembrando que explicar a realidade de forma objetiva e lúdica é sempre um caminho favorável. A seguir uma atividade que os pais, responsáveis e até professores podem fazer para facilitar a expressão infantil, e até a nossa.

Somos seres que temos como base a proximidade, o toque, a troca e a sociabilidade. Isso também faz parte da maturação dos processos cognitivos  e emocionais da criança. Então que tal manter a proximidade usando meios de comunicação. Isso mesmo, elas podem ficar horas jogando, vendo desenho no celular, internet, então que tal criar uma pausa. Ou durante o dia, ter um momento especial. Como?

Durante os intervalos  de algumas tarefas, ou uma vez ao dia, que tal telefonar para um ente querido, um amiguinho da escola, uma tia, um vovô. Ou mandar uma mensagem de voz para aquele coleguinha, a professora.  Até mesmo uma foto de um desenho bem lindo, use sua criatividade e aproveite o momento também.

Mas não é só isso, vamos trabalhar a comunicação e com perguntas chaves a expressão dos nossos pequenos. Pergunte para seu pequeno porquê foi bom comunicar com aquela pessoa. O que ele disse a essas pessoas que foi bacana, que ele achou legal ter falado. E como ele se sentiu ao ouvir essas pessoas!



Observe como acaba sendo uma forma de interação entre você e sua criança, vocês também estão estreitando os vínculos, pois num bate papo é possível perceber como a criança sente e se expressa, conhecendo assim um pouquinho mais sobre o mundinho dela.

 

Cuide da sua saúde mental e principalmente do seu filho (a), são tempos difíceis que pedem paciência, bom humor e muito amor de todos. Assim como pra você tudo é novo, imagine para os pequenos. Esteja aberto a ouvir com amor e sem julgamentos sua criança, como ela pensa, como constrói suas relações e principalmente como ela sente e como pode contar com você. Nunca é tarde para criar laços!

 

Cuidem se e espero você na próxima semana! Beijos!






Beijos! Beijos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário