sexta-feira, 31 de julho de 2020

Respeito x Obediência

Olá Amores!




Como vocês estão? Hoje a estudante  e quase uma Psicóloga, Aline Brito nos trás uma reflexão sobre Respeito X Obediência, muitas pessoas confundem essas palavrinhas, mas vamos ver o olhar de uma pessoa que entende do assunto.




Vivemos em um mundo onde as respostas para nossas questões estão a um clique devido aos recursos tecnológicos de nossa época  não é mesmo? Passeando pela minha timeline deparei me com um grupo de mães que questionavam o limite entre obediência, respeito, e isso também passa pela minha cabeça. Sabendo da subjetividade de cada família, o modo como cada um foi criado e como desejamos criar nossos filhos que tal refletirmos sobre estes aspectos ?

Com isso dito, uma das questões destacadas na parentalidade estrita é a necessidade de obediência e respeito, no entanto, a estrutura rígida e dura da disciplina que muitos pais tiveram o objetivo era apenas gerar controle, medo e obediência. Porém alguns pais desejam conquistar o respeito de seus filhos por um melhor relacionamento com eles, lembrando que cada responsável deve saber o que realmente deseja - filhos controlados e obedientes ou filhos inteligentes, responsáveis, independentes e respeitosos, ou até mesmo um misto dos dois?

Ao ensinar e nutrir respeito, no entanto, os pais precisam lembrar que os filhos não nascem naturalmente com um senso de respeito pelos outros. Para cultivar um relacionamento mutuamente benéfico, os pais também necessitam aprender a respeitar a si mesmos e aos sentimentos, opiniões, privacidade, personalidade, corpo e espaço pessoal de seus filhos.

Aqui está uma abordagem que eu gostaria que você tentasse. Ensine aos seus filhos a diferença entre obediência, respeito e honra.

Obediência é uma ação. Quando as crianças obedecem, elas seguem uma regra ou atendem a uma solicitação imediatamente, sem que você precise lembrá-las. Você pode observar a obediência; porque é uma ação que uma criança toma ou deixa de tomar.

O respeito é um entendimento de que alguém ou algo é importante. Quando os filhos respeitam alguém, eles entendem que uma pessoa merece respeito por causa de quem ela é ou de uma posição que ocupa, como um pai, um professor ou um diretor.

Honra é uma atitude do coração. A honra aparece particularmente quando você diz às crianças "Não" ao que elas querem, quando você pede que elas façam algo que elas não querem ou quando você corrige o comportamento delas. Honra é ter uma boa atitude enquanto aceita uma decisão e responde com bondade.

As crianças podem obedecer e não ser respeitosas ou honradas. As crianças também podem obedecer e ser respeitosas e não serem honradas. O objetivo é ensinar as crianças a obedecer e ser respeitosas e honradas ao mesmo tempo.

 

Na próxima semana irei ensinar uma prática de como ensinar isso as crianças, enquanto isso reflita: que tipo de mãe/pai eu desejo ser: o que deseja controle e obediência ou prefere respeito?

Até lá pessoal! Um grande beijo!







Beijo!Beijo!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário