sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Tenho Um Segredo Para Você !

 

Olá Amores!

Como vocês estão? Hoje a psicóloga Aline Brito nos trás um assunto que tivemos esta semana um fato extremamente triste: um abuso com uma criança!  O que me preocupa vai além da questão “ aborto”, mas sim nas sequelas deixadas em uma vida e como profissional  e mãe sou a favor de assim que possível falar sobre sexualidade com os pequenos respeitando cada faixa etária, e isso será assunto para um próximo post.


Com relação a violência sexual, o Boletim Epidemiológico sobre Violência Sexual, publicado pelo Ministério da saúde em 2018, relata que mais da metade das crianças vítimas de abuso sexual no Brasil têm entre 1 a 5 anos e que quase 70% dos casos aconteceram na casa da criança.  Sim, abusadores são pessoas de confiança da família, independe de classe econômica, religião ou parentesco. E como podemos auxiliar nossos pequenos?

Além de ensiná-los sobre o nome correto das partes intimas, sobre o toque que faz bem, e o toque que faz mal, acrescento ainda que devemos instruí-los que o corpo deles devem ser respeitados e que não existe segredos com a mamãe, papai ou responsável pela criança. Sim, pois a grande maioria dos abusadores usam o “ segredo” como uma das formas de coagir a criança, afirmando que se ela falar para alguém algo ruim pode acontecer com quem ela ama, ou que coisas más acontecerão.

Vamos pensar de forma preventiva? Instrua a criança que segredo bom é uma surpresa boa, que dura pouco tempo, sendo guardado de forma rápida pois sera revelado em breve pois todos os amiguinhos e a família poderá saber e que os deixarão felizes, assim como ela também ficará alegre e animada, deixando a com vontade de sorrir!

Já o segredo ruim é guardado com a intenção de que ninguém descubra nada sobre ele, causando na criança medo, tristeza, preocupação e até deixá-la muito irritada e até com vergonha. Mas ainda que ela esteja com vergonha, ela precisa contar pra mamãe/papai/responsável pois sempre vão querer ouvi-la e saber como ela se sente e que sempre, sempre irão acreditar nela!

 

Tenha uma semana maravilhosa!

 

Se você desejar saber mais sobre este ou outro assunto, ou ainda estiver com dúvidas lembre se que eu te espero com carinho !

@psi_aline_brito   Um grande beijo!








BEIJOS!BEIJOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário